A Paz do Senhor,
Não é fácil prever o que virá mais a frente, em nosso futuro, mesmo porque as mudanças que vemos são rápidas demais, sendo assim, muitas regras que antes existiam de um profissional acabam sendo modificadas pelas necessidades diárias, dos profissionais envolvidos e dos comportamentos das novas gerações que se engajam no mercado de trabalho; saber conviver e se comunicar se torna essencial.
Hoje vivemos mais, as profissões modificaram e outras foram formadas pelo advento das tecnologias, além das oportunidades que aparecem em meio a tanta mudança.
Existem alguns comportamentos, competências, que nos ajudam a trilhar esses caminhos no mundo do trabalho e nos ajudam a evolução pessoal pois temos que melhorá-los sempre, vejamos:
– Ter Habilidade de relacionamento interpessoal:
Ou seja, conseguir conectar-se com as pessoas, além dos limites das Redes Sociais. A conexão entre as pessoas depois da existência das Redes Sociais, não é mais a mesma. Muitos vivem somente o mundo das Redes Sociais e se afastam da boa convivência com outras pessoas, perdendo as boas oportunidades que estas relações trazem. A urgência dessas atividades cibernéticas está atrapalhando a muitos, precisamos reaprender a conviver, ter olho no olho, conversas profundas sobre assuntos relevantes e o bom diálogo para a evolução pessoal.
Reaprenda a ter relacionamentos interpessoais com pessoas e equipes que tenham este mesmo prazer de estarem juntos, discutir para evoluir, compartilhar e dialogar para melhorar, estar juntos para não se sentir só e perdido no meio de tantos, juntos podemos fazer a diferença.
Não se distancie, aproxime-se.
– Inovar:
Gerar novos valores naquilo que você já faz.
Seu trabalho não está ultrapassado, ele precisa ser revisto, revisitado, valorizado, melhorado.
A criatividade é algo necessário no presente e para o futuro; a criatividade e inovação fazem parte de nosso presente, não dá para mudar, mesmo porque, essa inovação e criatividade são benéficas para a instituição e para os indivíduos a ela pertencentes.
Não somente a Liderança deve propor as inovações e criatividades, mas devemos incentivar que elas também venham de nossos colaboradores, pois por estarem envolvidos na atividade saberão dizer o que pode falhar se a inovação não estiver na direção correta.
Se necessário pesa ajuda para profissionais da área que darão o primeiro passo para o florescer dessas idéias.
Trata-se do caminho melhor para todos.
– Flexível/Flexibilidade:
Ter a capacidade de se desligar das velhas regras e adaptar-se às necessidades presentes e humanas para a soluções rápida, eficaz e benéfica a todas as necessidades presentes. Isso pode ser necessário rever o conflito pessoal dos próprios valores e crenças pessoais, sem se perder diante dessas avaliações. Voltamos ao tema do crescimento pessoal. Se olharmos por outro ângulo, a flexibilidade também é a inovação e mudança benéfica da nossa própria historia.
– Intuição:
Não deixar de ser a Sabedoria Interior de cada um de nós, a experiência acumulada, a faculdade da vida e da existência, somada as praticas de sua atividade lhe trarão resultados.
Quem souber utilizar a intuição a favor do desenvolvimento de novas idéias, produtos e serviços, novos conceitos, certamente conseguirá trazer valores às suas atividades. Não desvalorize esse valor que esta dentro de você, use-o.
– Comunicação:
A Internet e as Redes Sociais permitiram um grande avanço na comunicação quando verificamos a “quantidade” de informação, mas se colocarmos na avalização a “qualidade” desta informação teremos alguns problemas. A Melhor comunicação se faz pela qualidade e não pela quantidade, mesmo porque a quantidade e sua origem podem gerar mais dúvidas do que a certeza.
De outra Maneira podemos entender que: estamos desaprendendo a nos comunicar bem, ou seja: comunicação clara, sucinta e que siga uma ordem, isso passando pelo meio da escrita e da linguagem usada, verbal e corporal. Sendo assim, o profissional que souber utilizar a clareza em suas comunicações se destacará dentre tantos que não conseguem.
Lembre-se que as organizações desejam se comunicar, e o profissional que conseguir deixar claro isso em suas atividades conseguirá os resultados que almeja.
Temos que comunicar nossas idéias e valores, tanto para dentro das organizações quanto para fora delas, envolver o maior numero de pessoas naquilo que é a missão da organização, comunicar-se, portanto, é necessário.
– Colaboração:
Por mais que relutemos por estarmos acostumados a gerar as respostas, idéias e resultados, o caminho para os grandes desenvolvimentos organizacionais está na colaboração de todos os envolvidos.
Quando os resultados, idéias e soluções surgem da colaboração, inclusive voluntária, se tem a percepção de pertencimento à aquela causa/motivo/missão. Podemos entender, se preferir como inteligência coletiva e/ou social.
Temos que aprender a desenvolver nossas atividades dentro de um ambiente mais colaborativo e menos competitivo, além de trazer a saúde diferente para dentro das organizações, esta se tornando o caminho dos novos tempos.
Saber lidar com mais este comportamento fará diferença na organização, na qualidade dos colaboradores e nos resultados dentro e fora da empresa.
– Ter Equilíbrio Emocional:
O dia a dia e as cobranças e compromissos desencadeiam emoções que quando não bem geridas se tornam problemas de saúde corporal e mental que podem afetar a qualidade de sua vida, trabalho e relacionamentos.
Trabalhar, se expor, apresentar suas capacidades, significa estar em constante avalização por todos aqueles que dependem de você, dentro e fora da organização, sendo assim, ter frustrações, sintomas de ansiedade entre outros, será um desafio para todos os profissionais.
Saiba lidar com esses sintomas, e se necessário, procure conhecer mais sobre eles. Conhecimento ainda é a melhor ferramenta para atuar.
– Gestão de Tempo:
O Ativo mais valioso que temos é o tempo, e isso não muda, continuará sendo ele: o tempo, igual para todos.
Devemos, diante de nossas atividades, desenvolver o melhor desempenho dentro deste democrático valor.
Veja cada etapa de sua atividade, reveja o que pode melhorar, alinhe com aqueles que com você atuam, revejam semanalmente se necessário, até que como uma grande orquestra, o tempo seja parceiro da execução memorável de suas atividades. A Palavra é Foco e Disciplina.
Ainda é um desafio, mas necessário termos dentro da organização a valorização de cada momento de nossas atividades, e os resultados serão apresentados com o “tempo”.
Essas competências não se acabam, e não são únicas, mas compartilha-las faz termos a direção para a diferença e capacitação de nossas atividades.
Espero ter ajudado e nos vemos em um próxima postagem.
Sucesso a todos.
Pastor Daniel Strelle